A BÚSSOLA DA VIDA


Creio que todos aqui sabem o que é uma bússola, também chamada de bússola magnética, objeto que usado para orientação geográfica.

Esse pequeno objeto, foi utilizado durante muito tempo em navegações como forma de localização, e foi considerado, aliás, é considerado como uma das maiores invenções da humanidade.

A bússola permite encontrar ou determinar direções, contendo um ponteiro magnético que é livre para se alinhar de maneira precisa com o campo magnético da terra. Essa invenção revolucionou a história da humanidade e deu ao homem a possibilidade de explorar o mundo a fora, dando o início a grandes navegações. Com a ajuda desse aparelho, tanto os espanhóis quanto os portugueses conseguiram se aventurar pelos mares, colonizando assim diversas regiões da América.

Durante séculos, a bússola foi o único instrumento mais confiável de localização, principalmente para aqueles que se aventuravam pela imensidão dos mares.

Mas agora chegamos no ponto principal, vou explicar o por que estou falando sobre a bússola.

As vezes em algum momento na vida, desejamos fazer igual a esses marinheiros de um tempo atrás, mas no lugar de se aventurar na imensidão do mar, decidimos tomar certas decisões que nos faz ter uma aventura diferente, traçamos objetivos na vida e seguimos em frente, traçamos um caminho em busca de melhorias para a vida.

Não são poucas as pessoas que decidem em fazer isso, decidem de umas vez por todas em iniciar, porém no final não sabem como finalizar, devido a erros se perdem, impossibilitando retornarem. Existe outras pessoas que nem se quer se aventuram nessa vida, pessoas que não traçam alvos, sem metas, andam em caminhos que no final de tudo não levam a lugar nenhum, como se estivessem andando em círculos.

Existem aquelas pessoas que devido ao peso das exigências da vida se perdem totalmente e de definitivo desistem de vez, de tentar, deixam de lutar, diante de um obstáculo no caminho simplesmente dão meia volta, deixando de buscar seu sonhos, seus avos, metas. Já outras se perdem no passado, se prendem, ficando deprimidos, se entregam a lembranças antigas de conquista outrora.

Notamos hoje que muitas pessoas estão perdidas, sem rumo e sem direção, confundem o Sul com o Norte com seus sentimentos embaralhados. Acreditam que estão no caminho certo, porém com uma direção totalmente errada. Quando estamos confusos, nosso horizonte parece estar distante e incerto. Se perdem em territórios desconhecidos, impossibilitando encontrar o caminho certo na vida.

Existem diversas perguntas que se passam em nossa mente, inúmeras incertezas, mas se estamos perdidos nesse caminho da vida, devemos de alguma forma mudar tudo isso, devemos parar e colocar em nossas mãos a bússola da vida, para conseguirmos enxergar a direção certa, se estamos perdidos, ela mostrará em qual direção iremos continuar.

Existem momentos que temos todas as respostas, mas quando vem uma avalanche desmoronando totalmente nossas vidas, ficamos zonzos de uma forma que nos impossibilita seguir uma direção. O que devemos fazer nesses momentos é encontrar essa bússola dentro nós para que ela nos deem uma direção certa, indicando assim onde e porque caminhar por essa ou aquela estrada.

A vida estranhamente ela continua seguindo normalmente, devido a isso, devemos sempre buscar o nosso melhor, buscar em saber mais sobre nós mesmos para poder acertar o caminho, caso se por medo, pegarmos um atalho da estrada principal da vida.

Se tivermos com essa bússola, assim como os marinheiros usavam em épocas passadas, tudo será diferente.

Sempre haverá tempo de voltar a caminhar.

Sempre terá tempo para aceitarmos tudo aquilo que não pôde ser mudado.

Sempre haverá tempo para aprendermos toda lição que a vida tem para nos ensinar.

Com a bússola da vida em suas mãos, nossos caminhos, destinos, provas, nossos talentos, terão uma direção certa. Assumir esse controle e conhecimento da nossa vida, nos tornará mais fortes e seguros de continuar a dar os nossos passos, e claro, mudar a direção certa caso for preciso.

O nosso navio é o nosso livre arbítrio, mas o mar sempre esteve lá.

Que possamos ter uma longa e boa viagem nesse caminho da vida.