Homenagear enquanto há tempo


É meramente comum hoje em dia ver pessoas fazendo homenagens a outras, ou fazendo declarações de amor, após a morte de alguém. E isso me fez refletir um pouco sobre esse assunto.

Faço uma simples pergunta:

Por que não homenagear alguém, enquanto ela ainda está viva?

Percebi com o tempo, que não sabemos elogiar as pessoas, e é justamente no velório que aquela pessoa recebe elogios, é onde ela mais recebe flores, onde a pessoa não tem mais a capacidade de recebê-las, e nem se alegrar com elas.

Fico imaginando diante de todas aquelas declarações, se aquela pessoa ainda estivesse viva, o quanto feliz ela teria ficado, a emoção de receber uma flor, um presente, a satisfação de saber quem realmente te ama, sentimentos bons que nos deixam felizes e nos dá uma verdadeira alegria, de imaginar que no fim de nossas vidas, ao olhar para trás, de ter a certeza o quanto fomos importantes para as pessoas em nossa volta, e saber disso, não tem coisa melhor na vida.

Devemos nos perguntar:

- O que adianta, admirar alguém e ficar calado?
- De ter gostado daquela ação que aquela pessoa fez, e nunca contar para ela?
- Por que é tão difícil contar as coisas boas para os outros?

Somos pessoas tão complicadas, que temos sempre o prazer de compartilhar tragédias, mas deixamos de lado as conquistas, temos o prazer de esperar aquela pessoa e falar uma fofoca, mas não mencionamos os triunfos.

E os boatos?

Espalhamos com gosto, e esquecemos de mencionar realmente os fatos.

Fico pensando:

- O que há de errado com as pessoas?

Acredito que devemos repensar em certas coisas na vida, tipo:

- Se você acha aquela pessoa bonita, por que não conta para ela?  

- Por que não acordar para a vida, e começar a fazer elogios?
Para a mãe, para o pai, para o irmão, para a tia, para os avós, seu amigo(a), para o seu amor.

- Você que é empresário, tem a certeza de que aquele seu funcionário é competente, não está na hora dele receber um elogio do presidente?

- Se você recebeu um cafezinho em sua mesa, não espere para depois, agradece logo pela gentileza. 

Não devemos esperar perder alguém para fazer homenagens, depois que ela partir, essas palavras bonitas de nada vai valer, devemos valorizar as pessoas enquanto há tempo.

Saibam que a dor mais dolorida, é a dor de ver alguém que você ama em um caixão, aquela pessoa que você teve uma intimidade tão grande.

Sabe o que é mais difícil?

É olhar para o relógio e perceber que falta apenas 5 minutinhos para levá-la de vez e enterra-la, sei que isso é injusto, mas essa é a realidade da vida.

Tente imaginar a pessoa que você ama nesse mundo, e tente declarar tudo aquilo que você sente em apenas 5 minutos. Todos os momentos bons que passaram juntos, os obstáculos que tiveram de passar, cada riso, o cuidado das vezes em que esteve doente, pela educação que recebeu, dos pedidos de perdão.

Tente imaginar isso.

Se você perde alguém, não temos o equilibro certo de expressar realmente tudo o que deveríamos ter dito antes, pois uma despedida nunca é fácil, ainda mais quando sabemos que não a veremos uma outra vez.

Existe um provérbio que diz:

“Se tu não amar profundamente as pessoas aqui na terra, não suportará a dor da despedida”.

Principalmente se você tiver que dar muitos pedidos de perdão naqueles cruéis 5 minutos, pois quando vai chegando a hora do enterro, o desespero bate, e todas aquelas palavras que você gostaria de dizer, mais uma vez, de nada irá valer.


Portanto, não espere alguém morrer para poder homenagear, para poder mostrar a importância que ela tem em suas vidas, de perdoar, e dizer que ama. Se ela está viva, então é o momento perfeito de fazer alguma coisa, o que tivermos de fazer por alguém, devemos fazê-lo enquanto a pessoa está viva. Depois que alguém morre, de nada irá adiantar você chorar no velório, de fazer declarações de amor, de levar inúmeras flores. Quem morreu não sabe quem foi ou deixou de ir ao velório, tampouco pode ouvir todas as suas declarações de amor.


HOMENAGEAR ENQUANTO HÁ TEMPO