Como enfrentar o desânimo ?

Existem momentos que estamos sem energia pra seguir em frente, e ficamos de frente ao espelho, ou sentamos em algum lugar para refletir e tentar descobrir o motivo, porém, a maioria das vezes não sabemos a causa real.

Quando estamos desmotivados, toda aquela perspectiva se perde, ou fica distorcida, nosso pensamento vai mais fundo, começa a enfatizar tudo aquilo que nos deixa descontente, e passamos a ficar psicologicamente presos. O chato disso tudo, é que quando chegamos nessas situações, algumas coisas em nossas vidas, começam a serem afetadas, como no trabalho, no relacionamento, com a família, é um caminho cada vez mais obscuro.

O que podemos fazer nesses casos?
Como buscar forças e continuar seguindo com os planos profissionais e pessoais?

Primeiramente, devemos ter em mente que é extremamente comum nos sentirmos desanimados. Seja por algum plano que não deu certo, o dinheiro que acabou antes do esperado.

Porém é de extrema importância estar atento que essa sensação não ultrapasse os limites da normalidade. Em momentos assim, costumo refletir um pouco sobre o que cerca em minha volta, gosto de ficar sozinho e refletir alguns pontos da minha vida, escrevo mentalmente esses pontos e começo a buscar uma solução definitiva, para que aquele sentimento ruim não avance mais do que devia.

Confesso que as vezes é difícil você apontar o motivo do desânimo, mesmo eles estando ali, bem em frente, na sua cara, igual a um objeto fácil de localizar, e você não encontra. Porém o foda de tudo, é que são esses problemas que geralmente demora a nos abandonar.

Observando algumas pessoas, percebi que não é incomum ficarmos desanimados por algo que nós mesmos criamos, pois pensando bem, alguma incerteza, algum medo, pode nos deixar facilmente esmorecidos e desencorajados, mesmo quando tudo está indo bem.

Somos criaturas difíceis, isso não posso discordar !!!

Querem saber um segredo?

Vou contar a vocês...

Diante das dificuldades devemos demostrar atitude,  como estar disposto e animado.

Então você me fala:


“Poxa, mas é tão difícil! Como ter atitude, ou alguma motivação diante de tanta coisa ruim?”



Posso estar até exagerando um pouco, ou talvez não, mas a realidade é meio dura.

A iniciativa de agir para mudar a própria realidade é algo individual, que depende unicamente de nós.

Mesmo que não saibamos o que de fato está causando o desânimo, devemos buscar forças junto com uma boa dose de determinação para podermos conseguir colocar em prática ações que, apesarem de serem simples, irá fazer toda a diferença na vida.

1 -TRACE PLANOS ...

Eu pessoalmente, costumo traçar planos para o futuro, a longo ou médio prazo. Você não precisa ter certeza do que querem para o futuro, se sentir pressionado para fazer um grande feito, não é o objetivo. Porém, quando traçamos metas em nossas vidas, mesmo grande ou pequeno, se transforma em um perfeito estímulo para nos tirar do caminho que o desânimo nos coloca.

Trace planos, e não deixe que as dificuldades atrapalhe, continue seguindo em frente, pois ao longo dos dias, o desânimo aos poucos começara a diminuir, e até mesmo desaparecer.

2 – SE ALIMENTAR CORRETAMENTE ...

Talvez nesse momento você esteja pensando ...

Como se alimentar bem pode melhorar o desanimo? Qual a influência?
Recentemente eu li um artigo que a alimentação influência em nossa saúde, não apenas físico. Estudiosos começaram a pesquisar o quantos os alimentos podem ser fatores importantes em nossa saúde mental.

(Caso desejem ler mais sobre, segue o link Jornal de Brasilia)

O desequilíbrio da alimentação traz também consequências, pois a maioria das vezes passamos a consumir mais açúcar, mais produtos industrializados. Afetando a produção de hormônios neurotransmissores como serotonina, dopamina, endorfina e oxitocina. Eles são responsáveis pelas sensações em relação ao bem estar (Hormônios da felicidade).
3 – DORMIR BEM ...

Após estarmos se alimentando bem, algo que se encaixa perfeitamente 
é dormir bem.

Quem não gosta de um bom e longo descanso?

Bobagem ou não, isso me ajudou bem a afastar o desânimo, pois me possibilitava a recarregar todas as energias perdidas, e iniciar mais um novo dia e encarar melhor de frente a rotina, que
  tendea nos desaminar. Então se você dorme bem, vai amanhecer mais disposto e menos chateado com a vida. 

4 – DAR PRESENTES A SI MESMO? ...

E por que não?

Não quero incentivar a vocês a serem consumistas, nada disso. Mas se estamos desanimados por algum motivo, nada melhor que sair um pouco, ir ao shopping, comprar algo novo, mudar o cabelo, assistir um filme, tomar um bom café, ir em um restaurante legal.

Uma massagem talvez?
Uma limpeza de pele, por que não?

Todas essas sugestões, se chama amor próprio. Dê um tempo a você mesmo, isso pode afastar o desânimo, é ir atrás de ser feliz, do seu sorriso, o importante aqui, é estar bem. Ame você em primeiro lugar.

(Confira >> 
Artigo sobre AmorPróprio)

Pois bem, todos esses pontos citados, foi algo que percebi com o tempo e que me ajudou a afastar o desânimo, não pense que ele some pra sempre, vez por outra ele aparece novamente, porém eu tenho em mente quais os procedimentos, quais o métodos corretos devo tomar se isso acontecer novamente.

Quero apenas dá um concelho a vocês, uma lição que eu pessoalmente aprendi.

Saiba que o ano apenas começou. Não fique desanimado(a), triste. Muitas coisas ainda estão por vir. Não fique sentado esperando as coisas mudarem, ou acontecerem, a vida não muda com as lamentações, com as frustrações, é preciso seguir a diante, seguir em frente. Saiba que teremos longos meses pra frente, e nossa vida é muito valiosa e muitas vezes você irá se surpreender. 


Portanto tente nascer de novo, e de novo, e de novo, quantas vezes forem necessárias, que o desejo de viver, de superar seja suas palavras de ordem.

Lembre-se que a força nasce diante de nossas fraquezas.

Muito obrigado, espero que essas palavras possam lhe ajudar.



Acesse esses outros artigos, acredito que irão gostar:


>> Amor Próprio
>> PERMITA - SE SONHAR
>> O AMOR NOSSA MOTIVAÇÃO
>> REFLEXÃO: A FOLHA AMASSADA