Viver com mais leveza
Nesses últimos dias andei bastante estressado. Essa rotina frenética, essa vida acelerada, nos consomem tanto, retirando assim todo o nosso tempo. Se existe algo que me tira do sério é me encontrar nessa situação, eu sei o quanto isso é prejudicial, tanto para a saúde física e mental.

Estamos vivendo como se estivéssemos levando uma carga pesada. É aquele trabalho que exige muito de nós, são os problemas de família, problemas de relacionamento, e para somar, temos o ritmo frenético da sociedade, que exige que tudo seja feito muito rápido. O mais foda (desculpem o termo) é que já estamos acostumados a viver assim, então parei um pouco para pensar e se pergunta:

“Será que isso é um bom modo de viver? Qual foi a última vez que fiz algo com a mente livre de preocupação? Será que em algum momento tentei buscar uma vida mais completa, mais leve?”

Acontece que em nossas vidas, existem desafios diariamente, e nos deparamos com aquelas situações que não compreendemos. É difícil até se manter otimista diante de tantos obstáculos. E o que pesa, ao menos para mim, é que eu início o dia preocupado, até com coisas futuras.

Eu vi um artigo que dizia, 40% das nossas preocupações são coisas relacionadas com o futuro, 30% são coisas do passado que não conseguimos mudar, 12% são preocupações infundadas com respeito a saúde, 10% são ruminações diversas, e apenas 8% das preocupações merecem atenção.

Sabe aquela famosa frase:

“Viva um dia de cada vez”.

Esquecemos que iremos ter mais um dia, e resolvemos fazer tudo de vez, e não precisamos resolver tudo em um único dia, amanhã seremos blindamos com mais 24 horas novinhas.

Se preocupar demais com o futuro não vai nos ajudar a estar preparados para os problemas que imaginamos que virão, na verdade apenas irá nos impedir de desfrutar as pequenas coisas boas que acontecem durante o dia.

E quer saber de uma coisa, acredito que toda aquela catástrofe que imaginamos para o nosso futuro, não se realize, nem na menor parcela. Então por que se alimentar desse EU sofredor? Isso é um padrão que nos limita, ficamos impotentes, vítimas, se tornamos pessoas sofredoras.

Lembro-me que meu pai dizia:

- “Filho, viva cada momento valioso de sua vida com outro tipo de consciência, toda revolução que você precisa mudar é apenas dentro de si”.

Meu Pai entendia como tudo isso funcionava, ele sabia que as pessoas não enxergavam a vida como realmente ela era.

Em algum momento da vida tinha esquecido dessas palavras, que me veio à tona após refletir um pouco.

Somos preciosos demais para ficarmos levando cargas desnecessárias. Devo deixar a preocupação no momento certo e apesar de não ser tão fácil, é preciso manter a vida ativa, atenta, positiva, e acima de tudo confiante.

Devo procurar entender que ser leve, não é controlar as coisas, ser leve é deixar fluir, ser leve é aprender com os erros, e não desistir de tentar.

Existe maneiras de tornar a vida mais leve?

Pequenos prazeres da vida...

Devemos buscar nossos amigos, para tomar uma cerveja no final do dia, tomar um sorvete, realizar aquele banquete e reunir toda a família, assistir aquele filme ou aquela séria com a pessoa que você ama. Sei que isso são coisas simples, mas saiba que elas nos trazem uma felicidade gigantesca, e torna nossa vida mais leve.

Ouvir concelhos?

Precisamos estar dispostos a crescer tanto na vida profissional, quanto no pessoal. E isso envolve a estar disposto a aceitar concelhos, bem como críticas construtivas. Aprender a ouvir a aceitar que estamos errados, é extremamente importante.

Não reagir ou julgar...

Todos os dias recebemos confrontos de uma outra pessoa, e levar isso para o lado pessoal, significa assumirmos que aquela pessoa está lhe atacando, e as vezes ela está apenas brincando com você, ou tendo um dia ruim. Devemos aprender a controlar nossas emoções. Todos nós erramos, é importante aprender a ter paciência.

Permita-se errar...

Como sabemos, na vida nem sempre conseguimos realizar todos os nossos desejos, precisamos tomar aquele famoso gole da paciência, e lembrar que as tentativas e erros são essenciais para seguir em frente.

Isso que mencionei, são apenas alguns exemplos de como podemos tornar a vida mais leve. Devemos dá valor a tudo o que fazemos, na medida do possível. Tornar uma vida mais leve e feliz, requer bastante coragem, e isso vai exigir esforço e muita vontade.

Quando falamos em vida leve, é ir bem mais longe do que apenas em se desfazer dos maus sentimentos, dos rancores, dos medos e orgulho. Entenda que manter uma vida leve não é fácil, mas sim uma questão de exercício, na qual exige uma prática diária, um trabalho constante que nos ajuda a nos tornar as pessoas que desejamos ser, e o mais importante, trazer um pouco para o nosso mundo, para a nossa vida a verdadeira alegria.

Vamos afastar para longe tudo aquilo que não é capaz de lhe fazer sorrir, afastar tudo aquilo que lhe impede de acreditar e sonhar, e principalmente aqueles que não tem nada a acrescentar em sua vida.

Torne a vida mais leve, pura, nobre o dia todo. 
Faça aquela caminhada reta, certe e forte. 
Torne os dias mais pleno cheio de alegrias e realizações.
Mire sempre naquilo que lhe faça feliz.



Veja outros artigos:

Como enfrentar o desânimo ?
Amor Próprio
Homenagear enquanto há tempo