Pai


Era uma sexta feira comum, acordei, tomei meu banho, escovei meus destes, fiz meu café da manhã e depois me arrumei para ir a escola. Todos dias isso era a minha rotina, estudava pela manhã.

2017 foi um ano difícil na minha vida, meu pai lutava de um câncer durante 4 anos, mas 2017 foi marcante. Lembro-me diversas vezes dos momentos em que olhava para ele, não conseguia me conter, questionava sempre a vida, o por que passamos por momentos tão complicados. Meu pai era um homem forte, devido o câncer, fisicamente lhe deixou muito fraco.

Mas ele acreditava, esperava que sairia de tudo aquilo. As alegrias eram poucas, mas o suficiente em deixa-lo alegre e esquecer um pouco dos problemas que passava. Nunca lutamos tanto, noites sem dormir, momentos de angustia, de choro, mas meu pai estava ali firme, nos convencendo de que tudo aquilo iria passar.

Era bom chegar em casa e entrar em seu quarto e perguntar sobre o jogo, ele não perdia um jogo do Corinthians, ligava no rádio e ali passava a noite, sua paixão era ouvir os The Ferves, por repetidas vezes aquele CD não parava de tocar. Por um momento acreditamos que no final tudo sairia bem, e voltaríamos ser uma família normal.

É ai onde chegamos no inicio desse texto, sexta-feira (04/01/2008). Estava pronto para ir a escola quando minha irmã recebeu uma ligação, eu já estava de saída quando ela correu para me avisar:

- "Esta indo para a escola? Se sim, não vá, nosso pai não estar bem."

Ali foi o suficiente para me deixar sem chão, simplesmente fiquei pensativo ...

Fomos para o Hospital, assim que chegamos encontramos nossa mãe, que estava muito abalada, ela veio em nossa direção e começou a chorar, nos abraçamos,e foi finalmente onde caiu a fixa de que algo muito ruim estava acontecendo. 

Entramos e fomos para a sala onde ele estava, o que eu vi, nunca consegui esquecer, sempre esse filme irá se passar em minha cabeça.

Meu pai ainda estava vivo, porém muito fraco,querendo adormecer, assim que entramos a enfermeira falou com ele:

"Olha José, essa é a sua família ?"

Então ele respondeu:

"Sim eles são minha família"

A enfermeira o respondeu de volta:

"Sua família é linda, todos estão aqui ..."

Então ele sorriu, aquele sorriso tímido, sabendo que ali era seus últimos minutos. Mas teve forças para dizer:

"Sim minha família é linda, e você ainda não viu a minha caçula."

Essas foram suas ultimas palavras, até adormecer, e não acordar mais.

Sempre me recordo desse dia, e quando me recordo,é muito difícil não chorar. Faltam palavras para descrever o que é perder alguém na qual amamos, e dificulta ainda mais. quando o motivo foi uma doença que na qual massacra enquanto estiver vivo.

Tenho saudades do meu pai, gostaria que ele estivesse aqui, gostaria que ele tivesse presenciado a minha felicidade por ter conhecido uma pessoa, ter namorado com ela, e que tivesse presente em meu casamento. Sinto falto dos seus conselhos, dos seus puxões de orelha, e claro, de torcemos juntos aos domingos o jogo de futebol.

É difícil falar desse assunto, guarda comigo o tempo todo, mas quando falo, sinto a imensa saudade. Queria ter feito mais por ele, queria ter dito o quanto o amava. Sei que não sou o único que já passou por isso, e tudo aquilo você sente, tudo o que você imagina, posso lhe afirma que eu lhe compreendo, eu sei, eu acredito.

...



Carta de saudades

"Pai, hoje tenho 25 anos, sua filha mais nova esta linda, sua primogênita casou, esta muto bem, se formou em uma universidade, e eu, bom também me casei, sou muito feliz, grato por ter alguém que amo, só queria lhe dizer o quanto sinto sua falta, o quanto queria que estivesse perto de mim nesse momento.

Acredite!!!  Já precisei do senhor em vários momentos da minha vida, sei que passou por momentos complicados, com isso, o senhor me ensinou a enfrentar tudo corajosamente.

Enquanto tiver vida, ter forças para acreditar que ainda dá, mesmo tendo 1% de chances. Gostaria que estivesse perto de mim, de vê seus futuros netos, e ter o prazer de levar os meus filhos a casa do seu avô. Não se preocupe pai, contarei em detalhes a meus filhos, sobre o senhor. 

Pai te amo, sinto a sua falta todo momento"