Coragem é seguir, mesmo com medo


Já escutei diversas vezes as pessoas dizerem a loucura que cometemos, ou melhor, a coragem que tivemos para deixar tudo para trás e seguir uma nova vida.

Eu tinha uma casa, um emprego, e toda a minha família ao meu lado. Até decidirmos em desapegar de tudo e enfrentar uma nova oportunidade, mesmo sem garantias. Um lugar desconhecido, distante de todos, e sem emprego avista, fiz drasticamente uma grande mudança em minha vida.

Segundo o Dicionário Online de Português, o substantivo feminino, coragem significa:

Determinação, cuidado e perseverança no desenvolvimento de algo.

Então foi isso que determinei em minha vida, CORAGEM, CUIDADO E PERSEVERANÇA. O que pode nos definir de ser alguém corajoso, apesar de que sinto medo em muitas coisas, é que não deixo o medo  influenciar em minhas decisões.  

Quando no painel do carro, algum sinal acende, significa que algo estar errado. Da mesma forma, o medo não deixa de ser o nosso alerta, pois ele nos protege de futuros perigos que poderá ocorrer. Mas o excesso do medo pode nos prejudicar, fazendo com que enfraqueça nossa coragem. 

Um fator importante na vida, na qual aprendi é, para conseguirmos ganhar alguma coisa devemos perder outras, é como diz aquela velha frase, "Cada escolha é uma renuncia". Vai de cada um avaliar se o que você tem a ganhar, será mais importante do que irá perder após fazer uma escolha. 

Estava conversando a uns dias atrás com a minha esposa, e ela disse algo interessante que me fez refletir, sabe aquelas velhas frases ou pensamentos de ser positivo? Pois bem, é interessante as vezes lermos algo que nos levante, porém, se ficarmos pensando sempre nessas frases, isso não irá nos levar em algum lugar, pode ter certeza que a maioria das vezes não vai nos trazer benefícios. O que temos de fazer é se levantar, agir para que as coisas aconteçam. 

Não vai ajudar ficar lendo, ou assistindo vídeos de motivação, de ajudar, de ser positivos, se não agirmos. Se você gosta de ler, se isso lhe faz bem, ótimo, porém tente colocar em prática, caso contrário isso não irá influenciar nada em sua vida. 

Eu trabalhava em uma empresa Multinacional, porém com o passar do tempo comecei a ter grandes problemas, chegava em casa com dor de cabeça, estressado, eu sabia que deveria tomar uma atitude, não tinha dinheiro guardado, minha esposa estava sem trabalhar, vi na empresa o que eu receberia caso pedisse demissão. Eu tinha minhas férias que ainda não tinha tirado, tinha a participação de lucro da empresa, e o décimo. Foi o que eu fiz, e consegui fazer com que a empresa dispensasse o aviso prévio, vendi alguma coisas que eu tinha, alguns objetos como móveis, e uma moto. Quitei todas as minhas contas, minha esposa fez os cálculos para passarmos com aquele dinheiro durante alguns meses, e em seguida após tudo ter dado certo, partimos para uma nova aventura.

Atualmente estou vivendo novas expectativas, minha esposa conseguiu voltar a atuar na área dela como arquiteta, na qual se deu muito bem. Alguns disseram que foi sorte, mas tenho uma visão diferente, tivemos a atitude e coragem para seguir em frente. 

Ter coragem não significar se arriscar e encarar tudo que vem pela frente, mas sim, tomar as devidas decisões certas e avalia-los, determinar o que está disposto a perder, para poder ganhar.