As vezes passamos, ou presenciamos, situações em que uma pessoa precisa conversar muito com alguém, talvez uma ajuda, um socorro, uma opinião, mas por não ouvirmos direito, por estar com a cabeça nas nuvens, de imediato já propomos milhões de soluções, sem percebemos que apenas estamos dando a entender que não queremos ouvir no momento, como se estivesse dizendo "sai daqui", "Resolve", deixando a outra pessoa mais frustrada, sem se sentir acolhida no que precisava.
Ou, quando tentamos falar algo para alguém, até mesmo para ajudar, porém, em algum momento da conversa, alguma palavra errada escapa, além de sem querer invadir um espaço pessoal, acabamos magoando, e até mesmo afastando a quem supostamente era para ter sido ajudada.
Tenho certeza que alguém aqui já passou por isso. Eu pessoalmente já passei.
Seria interessante se fossemos máquinas, com todos os parâmetros instalados e ajustados, para que já estivéssemos preparados para saber ouvir e falar. Ta bom sei que viajei um pouco, mas na verdade a nossa realidade é totalmente diferente.
Na nossa realidade, por apenas uma brincadeira, já podemos gerar muita confusão. Não prestamos a devida atenção, dos prejuízos que somos capazes de causar. Por não sabermos se posicionar em uma conversa, poderemos facilmente afastar as pessoas.
Algo interessante que percebi uma vez, foi em uma entrevista de emprego. Fiquei atentamente observando a pessoa que estava sendo entrevistada. Ali havia atenção e uma fala extremante correta, das ambas as partes. Ali precisamos sim ter uma habilidade de fala, pois iremos se beneficiar, e isso funciona nessas situações, e até mesmo nos grupos de amigos, em parcerias comerciais.
Mas existe uma diferença, quando se trata de algo mais profundo, essa habilidade de conversar não irá ser suficiente. Se comunicar é diferente de falar algo verdadeiro.
É nesse ponto que entra também a habilidade de ouvir, como eu disse no início, por não ouvirmos direito alguém, podemos facilmente magoar as pessoas. Saber ouvir, não me refiro em ouvir bem alguma musica nos fones de ouvido, vai muito além de ter apenas uma boa audição, estou me referindo a cultivar uma abertura, que faça ir muito além em interesses mais óbvios.
No dia que em que cada um de nós aprendermos a ouvir, irá abrir um leque de vantagens, vai nos levar a um mundo totalmente diferente, mas em sentido?
Quando aprendemos a ouvir melhor, passamos a ter um mundo de novidades e riquezas, as pessoas irão perceber que poderá ir até você, pois irá oferecer inúmeras possibilidades.
Decidir em minha vida a ser esse tipo de pessoa, a passar a ouvir melhor a partir de hoje, a ouvir as situações por completo, de observar atentamente sem desviar o olho para o lado, sem mexer os braços, sem balançar os pés, enquanto a outra pessoa fala, sem tentar adivinhar a conversa que ainda está sendo dito, mas sim manter o foco, e mostrar a devida atenção a quem esta em nossa frente.
É uma grande mudança, e qualidade que levamos para a nossa vida, busquemos esse dom quanto antes, pois nossas relações, nosso convívio com as pessoas passará a ser melhor.
2 Comments
Saber ouvir é mesmo um dom, geralmente as pessoas só querem falar, só querem ter atenção e dificilmente a dão, infelizmente somos egoístas ao ponto de focarmos apenas em nós e, em alguns casos, esquecemo-nos de que existem outras pessoas com outros problemas e que requerem ajuda!
ResponderExcluirAbraços ��
Isso é verdade, somos egoístas mesmo quando se trata em dar a devida atenção, jã me deparei diversas vezes com essas situações, e sei o quanto é chato, mesmo em querer ter atenção, e mesmo parar para ouvir. Devemos trabalhar nisso em nós mesmos, se fizermos isso, não sabe o quanto iremos aprender.
ExcluirGrato pelo comentário e sua visão. Obrigado !!!
Postar um comentário