AUTO ESTIMA BAIXO


"Quando me amei de verdade, eu realmente entendi que, em qualquer circunstancia, diante de qualquer pessoa e situação, eu estava no lugar certo e no momento exato. Foi então que eu pude relaxar. Hoje eu sei que isso tem um nome: Autoestima" 

(Charles Chaplin)


Hoje amanheci meu dia com esse famoso poema de Charles Chaplin, neste pequeno poema pude tomar para mim uma pequena lição sobre a nossa autoestima. Tenho certeza que muitos aqui já se sentiram dessa forma. 

Podemos ficar gripados, ter uma dor de cabeça, ou de barriga. Mas todos esses problemas passam quando tomamos um remédio, ou simplesmente repousamos. Não posso dizer o mesmo quando se trata de algo que afeta diretamente a nossa alma.

Sabemos que a autoestima afeta muita gente nesse mundo, e não existe um lugar específico, pode ser em qualquer lugar que você esteja. E o chato de estar com a autoestima baixo, é que as coisas não se desenvolvem, tudo começa a dar para traz. Dentro do seu relacionamento, a nossa relação com os amigos, o convívio com nossos colegas de trabalho, já não é mais o mesmo. 

Aparece uma grande oportunidade, algo que você espera a muito tempo, porém, aquele momento, você se esquiva, pois sabe que não é o momento de arriscar, pois está com medo, se der algo errado poderá ficar chateado, ou magoado com a situação. Estar com a autoestima baixo, é se sentir deslocado, onde não se encaixa em lugar nenhum, é se sentir incapaz de realizar qualquer tarefa, é ter medo de opiniões de terceiros a seu respeito. É olhar para todos ao seu redor, e exaltar todos os seus defeitos, é olhar para o lado e perceber que todos tem algo que você não tem, é se sentir fracassado, que falhará sempre. 

Como melhorar? 

Um assunto muito complexo, mas tudo nessa vida existe uma saída. O primeiro passo para isso, é se aceitar como você é,  mediante a seus defeitos e suas qualidades é chave para um novo recomeço. Se aceitar, é a chave para que você tenha consciência do que está ao seu alcance, se é capaz de ir além ou não. Isso não significa que você precisa melhorar. 

Tenha uma visão construtiva e positiva, isso possibilitará que inicie um conjunto de ações, dando os passos certos, aos poucos conseguirá chegar onde você deseja. 

Finalizo colocando mais um trecho do poema de Charles Chaplin, que nos sirva de motivação.

...

"Quando me amei de verdade, me libertei de tudo que não é saudável: pessoas e situações, tudo e qualquer coisa que me empurrasse para baixo. No início a minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje eu sei que isso se chama ... Amor por si mesmo.

Quando me amei de verdade, percebi que a minha angústia e o meu sofrimento emocional não são mais que sinais de que estou agindo contra as minhas próprias verdades. Hoje sei que isso se chama... Autencidade

Quando me amei de verdade, deixei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a perceber que tudo o que acontece contribui para meu crescimento. Hoje sei que isso se chama ... Maturidade  

Quando me amei de verdade , compreendi que minha  mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando eu coloco a serviço do meu coração, é uma aliada valiosa. E isso é ... Saber viver".