Andei pensando, e resolvi escrever um pouco um assunto que vem martelando a minha mente. 

Com certeza alguém aqui já foi criticado, e posso afirmar que a reação de quem recebe as criticas não são as melhores. 

Afinal, será que críticas pode ajudar alguém em algo? 
Serve para algum tipo de crescimento?
Você pessoalmente, sabe criticar? 
Ou será que sabemos ser criticados? 

Fiquei me questionando por horas, e me perguntando, procurando respostas sobre esse assunto. Mas como todos nós sabemos, a nossa reação com respeito as críticas não são as melhores, tanto pra receber ou fazer, tanto que não sabemos como agir após uma critica, mas nossa reação de imediato é de grande rejeição. 

Existe uma grande diferença com respeito a criticas, uma coisa é seu desejo profundo de querer ajudar a alguém, de fazer com que ela perceba o óbvio. Outra coisa é querer fazer com que a outra pessoa seja exposta, fazer com que ela se sinta mal, alguém que crítica dessa forma, dentro de si existe um grande desejo, mesmo camuflado ou escondido de deixar alguém se sentir mal. 

Sempre tive a certeza que uma critica passa a ser bem-vinda ou aceitável, quando lhe faz brotar dentro de você algo saudável deixando a mente com uma imensa tranquilidade, paz. Fazendo envolver o coração com suavidade. Uma critica quando é saudável, ela é amorosa, onde envolve argumentos que são racionais, longe do fogo das emoções. O desejo de querer fazer o bem para o outro. 

Se você não sabe criticar, essa é a hora de pensar um pouco. Se sente aquela palavra amarga, não fale de imediato, segure-a, não é o momento, ou talvez você não esteja pronto para exteriorizar a crítica. Saiba que criticar, não é querer envenenar o outro. 

Mas quando se é criticado? 

Nossa reação é de querer explodir tudo em nossa volta, de querer sumir, ir em algum lugar onde se possa estar sozinho, só você, longe de tudo e de todos. Manter a tranquilidade nessas horas, não é fácil.

Mas se você esta recebendo alguma crítica, tenha paciência, escute, formule sua idéias e absorva cada palavra que a outra pessoa tem a dizer, pergunte, em um outro momento poderá responder, afinal temos a liberdade pra isso, é natural querer se defender, de querer reagir defensivamente. Mas lembre-se, aquelas palavras não tem nenhum poder sobre você, são apenas palavras.

Sempre achei o seguinte, se você acredita que nenhuma palavra dita serve ou se a plica a você, que não é verdade, desconsidere. 

Mas a verdade de tudo isso é que  se você critica ou recebe a critica, poderá ser um grande herói e ao mesmo tempo poderá ser um grande vilão. 

"A crítica não tem sobre a psicologia das massas o poder sugestivo que têm as crenças afirmativas, mesmo falsas."