SE ISOLAR DE TUDO E TODOS, TEM SEU LADO POSITIVO


Andei um pouco afastado de tudo, me escondendo um pouco, e refletindo mais sobre a minha vida. Me escondi das fotos, das publicações em redes sociais, deixei de postar os meus sentimentos, das minhas opiniões, e passei em apenas observar tudo e todos. 

Sei que estamos em uma era em que é comum compartilhar as nossas vidas, de se sentir alegre em receber várias curtidas e comentários de outros. Porém, pude observar que manter isolado de certas coisas, para muitos pode parecer estranho, algo incomum. E mais estranho mesmo, é aquele que insiste em recusar em não querer se envolver no barulho da sociedade por uma livre escolha, por algum motivo, por escolher em viver sozinho. 

Ao meu ver, parece que certas escolhas que tomamos, em tempos atuais, pode ser visto como algo estranho. Mas a certeza que posso afirmar é que, isolar-se de certas coisas, tem seu lado positivo, como por exemplo, entrar em sintonia com o seu próprio eu, reconhecendo as nossas melhores virtudes.

Vivemos em uma época tão turbulenta, que quando passamos a se desligar do mundo é devido a necessidade que precisamos ter, e isso é um momento bastante importante na vida de cada um. 

Certa vez, vi um pequeno verso que dizia:

"Os momentos de real importância na transformação ou passagem de um momento para outro ao longo da vida são procedidos por pequenos períodos de auto isolamento e esvaziamento de si." 
(Lenz Dunker)

Existem momentos que precisamos se orientar melhor, devido a alguma situação que estejamos passando, para poder estabelecer um melhor entendimento. Quando falo em se isolar, não estou me referindo em se manter sozinho, há um limite entre os tipos de solidão, e quando ela se baseia em profunda tristeza, rejeição, e sensação de abandono, essa sensação causa outros sentimentos como o temor. Esse tipo de isolamento pode ser nocivo, e isso pode nos levar a pensar um quadro depressivo, portanto devemos ter cuidado.

Quando nos isolamos um pouco, passamos a perceber o quanto precisamos um dos outros, do apoio, da mão ajuda, passamos a enxergar melhor a maneira de como tratamos as nossas vidas, de caminhos diferentes que não estávamos conseguindo encontrar. Percebi que a melhor maneira de encarar a solidão, é de nos permitir a ficar sozinhos e não se afastar, fugir do mundo. 

Uma vez olhei para janela e comecei a refletir um pouco, me perguntei:

Quem sou eu ?
O que tenho feito da minha vida?
Sou feliz sendo e fazendo isso? 

São perguntas bem existencialistas, e de fato são mesmo.

Perguntas assim nos ajuda a buscar respostas de maneira camuflada ao consumo, a realização de alguma coisa, a esperança de conseguir algo tão esperado como, um bom emprego, passar em um concurso público, comprar um apartamento, um carro, perguntas assim nos ajuda a refletir mais em todas as escolhas que já tomamos, sobre a equilibrar as nossas cobranças com a nossa personalidade, de como estamos encarando a nossa vida. Estar sozinho, nos ajuda a fazer uma exploração plena do potencial de cada um, talentos, a nossa capacidade, até onde eu posso chegar, de como posso me tornar uma pessoa verdadeira.

Refletir um pouco sobre a vida quando estamos sozinhos não se baseia em apenas focar em nosso potencial, e sim refletir se o que tenho feito esta me fazendo bem, se me sinto realizado, se tudo me fascina.

Se algum dia você não estiver com vontade de conversar com ninguém, desfrute esse isolamento fazendo observações sobre si, e não se culpe por estar se sentindo assim. Aproveite e transforme esse momento de, um momento apenas SEU, seu tempo, suas idéias, seus planos e pensamentos sem a interrupção de ninguém ou de nada. Estar sozinho e se aproveitar disso, colocando as ideias no lugar, são atitudes saudáveis, nas quais precisamos, e isso é extremamente normal, e claro muito saudável. 

Na minha opinião, se isolar um pouco de tudo e todos, não é um pensamento egoísta, e sim uma oportunidade de refletimos um pouso sobre nós mesmos,  sei que a solidão é repudiada pelos indivíduos, pois associa aos estados de desproteção e insegurança. Porém o isolamento não é uma exclusão física, e sim simbólica. Precisamos equilibrar as nossas cargas, nossos pesares, se não fizermos isso, teremos uma sobrecarga gigantesca, e sei que não queremos isso.

Estar sozinho é uma oportunidade de conseguirmos dividir o peso em nossos ombros.